Vamos pedalar!


“Pessoas que andam de bicicleta regularmente economizam em visitas ao médico”, Dr Proböse, presidente do Centro de Saúde da Universidade Alemã do Esporte.




Os benefícios trazidos por andar de bicicleta de forma regular reduzirão seu risco de infarto em algo como 50%. Com o exercício do pedal o ritmo cardíaco máximo aumenta e a pressão arterial diminui. Estes são alguns benefícios: O coração trabalha economizando. Você vai reduzir seu colesterol LDL (o “ruim”), e com isso seus vasos sanguíneos terão muito menos possibilidades de se calcificarem, e ao mesmo tempo aumentará seu colesterol HDL “bom”. Os vasos sanguíneos se conservam flexíveis e saudáveis quando suas pernas se movem mais. Um motivo a mais que aumenta os benefícios de andar de bicicleta.

Alguns benefícios de quem anda de bicicleta:

- Faz bem a saúde
Segundo o médico do esporte Ricardo Nahas, do Hospital 9 de Julho, andar de bicicleta pode ser comparado à caminhada ou até mesmo à corrida. "Em um passeio de cerca de 40 minutos, três vezes por semana, já é possível dar adeus a diversos problemas decorrentes do sedentarismo".

- Faz bem a mente
As pessoas que andam de bicicleta regularmente são mais resistentes a depressão. Pedalar é um dos melhores antidepressivos.

- Trabalha todos os membros inferiores e os superiores também
As coxas e os glúteos endurecem. "Andar de bicicleta trabalha os grandes grupos musculares das pernas e ainda estimula a contração do abdômen, pois a atividade exige uma postura ereta do usuário",

- Funciona como meio de transporte
A bicicleta já foi amplamente utilizada como meio de transporte, mas mudanças culturais fizeram com que ela passasse a ser vista apenas como um instrumento de lazer ou de ciclista profissional. Outra grande razão que desestimula o uso da bike como meio de transporte é a falta de infraestrutura e educação de grande parte dos motoristas. Então, para quem não quer encarar os veículos motorizados, utilize a bike para trajetos curtos e de pouco movimento, como uma ida ao supermercado.

- Melhora a frequência cardíaca
A intensidade de um exercício é controlada pela intensidade do batimento cardíaco de quem o pratica. Desse modo, é possível fortalecer o coração com um passeio de bicicleta, já que esta é uma atividade aeróbica.

- Oferece baixo impacto
Com a bicicleta os seus joelhos ficam protegidos, já que mais de 70% do corpo gravita sobre o selim. Quando caminhamos ou corremos, todo nosso peso é jogado sobre as pernas, o que pode forçar as articulações dos membros inferiores. Sentado, entretanto, você distribui melhor a sua massa e não sobrecarrega nenhuma parte do corpo, como explica o médico do esporte Ricardo.

- Baixo custo de manutenção
A manutenção do instrumento é baixíssima. "Com apenas 50 reais por mês, é possível deixá-la sempre pronta para uso". Segundo ele, são pequenos os reparos que devem ser feitos e grande parte deles pode ser realizado pelo próprio usuário, pois não exigem grande conhecimento sobre o assunto. Os maiores gastos ocorrem quando é necessária a troca de pneus ou uma revisão geral, o que ocorre apenas uma vez por ano.

- Promove sensação de liberdade e independência
"Em cima dela, é possível observar melhor tudo o que acontece a sua volta e você ainda foge do estresse de quem está preso no trânsito".

- Acelera o metabolismo

- Perda de peso
"Para os que desejam emagrecer, é necessário associar a atividade a uma alimentação equilibrada".

- Afasta infecções
O exercício físico estimula o sistema imunitário e aumenta o número de glóbulos brancos, ajudando o organismo a defender-se de vírus e bactérias.



Plano para andar de bicicleta

Duração do exercício
Efeito conseguido
10 minutos Melhora articular
20 minutos Reforço do sistema imunológico
30 minutos Melhoras a nível cardiovascular
40 minutos Aumento da capacidade respiratória
50 minutos Aceleração do metabolismo
60 minutos Controle de peso, antiestresse e bem-estar geral


Fonte: Cia do pedal

2 comentários:

  1. Excelente matéria de informações preciosas. De todo jeito vale à pena pedalar!

    ResponderExcluir